A entrega expressa vem revolucionando o mercado do e-commerce. Afinal, ela permite que, após a confirmação do pagamento da mercadoria, o cliente receba o pedido no mesmo dia.
A pandemia impulsionou muito o crescimento do e-commerce. No Brasil, em 2021, houve um aumento em 27% nas vendas pela internet, de acordo com levantamento da Neotrust.
Para competir nesse mercado, é preciso entregar um diferencial. E a entrega expressa pode ser o que faltava para atrair ainda mais compradores para o seu negócio. Entenda como ela funciona e veja como encontrar o parceiro logístico certo.
O que é a entrega expressa?
A entrega expressa é a modalidade mais rápida de entrega que um e-commerce pode oferecer. Geralmente, a mercadoria é entregue ao consumidor no mesmo dia em que o pagamento é confirmado.
Esse serviço costuma estar disponível de segunda à sexta. Mas tudo depende da cidade e da presença dos centros de distribuição.
Como a entrega é feita de modo mais rápido, também é possível que o e-commerce cobre mais caro pelo frete.
Qual o prazo da entrega expressa e como ela funciona?
Para se enquadrar na categoria de entrega expressa, o prazo máximo deve ser de 72 horas após a confirmação do pagamento. Embora, geralmente, as entregas sejam feitas dentro de 24 horas após a confirmação do pagamento.
Não são todas as transportadoras que realizam esse tipo de serviço. Por isso, é importante optar por uma que esteja preparada para isso.
O diferencial é que as empresas de transporte não exigem que a carga de um veículo esteja totalmente fechada, já que o processo de distribuição deve iniciar o mais rápido possível.
Processo
O processo de uma entrega expressa basicamente é feito da seguinte maneira:
- o cliente efetua o pedido na loja virtual e escolhe a opção de entrega expressa;
- o pagamento é confirmado e o envio é tratado como prioridade;
- a expedição é feita de maneira mais rápida, com a separação no estoque e devida embalagem;
- o pacote é direcionado à transportadora específica que realiza esse serviço.
Assim, tão importante quanto contar com uma empresa de entrega expressa, é ter processos ágeis. Afinal, de nada adianta a transportadora realizar a entrega no mesmo dia, se para fazer a expedição a sua loja virtual demora de 1 a 2 dias, por exemplo.
Preço
Como a entrega expressa é mais rápida, os valores cobrados de frete também podem ser diferentes do envio tradicional.
É muito importante saber quanto custará para a sua loja virtual oferecer essa possibilidade. E, dessa forma, oferecer informações precisas ao seu cliente. Para que ele opte qual modalidade de entrega faz mais sentido de acordo com suas necessidades.
Por que optar pela entrega expressa?
Agora que você já entendeu o que é entrega expressa, com certeza notou que a modalidade possui inúmeras vantagens, não é? Vamos ver as principais em detalhes.
Diferenciação do negócio
Com a concorrência cada vez maior, é importante oferecer vantagens para que os clientes comprem de você.
Nem sempre o preço baixo é um diferencial. Especialmente caso o consumidor tenha de esperar muito para receber a mercadoria.
A possibilidade de receber no mesmo dia a entrega, certamente, é um diferencial importante. Caso você associe a entrega mais rápida com uma experiência de compra satisfatória, seu negócio online será mais bem visto por essas pessoas.
Fidelização
Atrair novos clientes é sempre importante para qualquer negócio. Mas, tão essencial quanto os novos clientes, são os antigos. Essas pessoas já conhecem a sua empresa e têm mais chances de comprar novamente de você e de gastar mais em uma nova compra.
Se você oferece preços interessantes, boa experiência de compra e um frete mais rápido, é mais provável que ganhe a preferência na mente desses consumidores.
Liberdade de escolha para o consumidor
Oferecer autonomia para o consumidor é crucial. Afinal, as pessoas querem ter liberdade de optar pelo tipo de frete ideal. Isso significa pagar um pouco mais, quando precisam da mercadoria mais rapidamente. Ou economizar quando não têm pressa em recebê-la.
Como incluir a entrega expressa no seu e-commerce?
Já está convencido de que a entrega expressa é o que faltava para transformar o seu e-commerce? Separamos as principais dicas para começar a oferecê-la no seu negócio.
Procedimentos claros
Para que a entrega seja feita o mais rápido possível, é importante que os processos internos do seu e-commerce sejam claros e ágeis. Isso significa identificar rapidamente o pagamento, informar o estoque, separar o produto e embalalá-lo para a entrega.
Quem tem um estoque muito grande, precisa de atenção redobrada. Pensando em sistemas que ajudem a localizar os produtos em tempo recorde. Como SKU, códigos de barra, RFID e outras soluções unidas a uma tecnologia de gerenciamento.
Quando os procedimentos são claros e otimizados, fica mais fácil para os funcionários realizá-los rapidamente e de forma eficiente.
Boa gestão de estoque
Um gerenciamento eficaz do estoque é indispensável. Afinal, é preciso ter certeza de que você dispõe da mercadoria vendida no estoque e em condições ideais para o envio. Caso contrário, poderá perder tempo aguardando o item chegar do fornecedor para fazer o envio ao cliente.
E, claro, conseguir organizar corretamente seu estoque, para uma separação rápida e eficaz é essencial.
Equipe eficiente
Ter um time treinado e com procedimentos claros é capaz de tornar todo o processo mais simples e ágil.
Por isso, treine seus funcionários para que eles entendam o que deve ser feito em cada etapa, o prazo para cada ação e também as formas corretas de fazer o envio das mercadorias para as transportadoras.
Comunicação clara com o cliente
O cliente precisa saber como está o andamento do seu pedido.
O primeiro passo é informar que a entrega apenas será feita após a confirmação do pagamento. E o tempo médio que isso pode levar, dependendo da forma de pagamento adotada pelo cliente. Pagamentos feitos com boleto, por exemplo, podem demorar até 3 dias úteis para que o envio possa ser feito.
O segundo passo é oferecer a possibilidade de rastreio da mercadoria. Isso transparece mais confiança e dá autonomia para que o consumidor se prepare para receber o produto. Por exemplo, garantindo que alguém estará no endereço no dia previsto para a entrega.
Quem faz entrega expressa?
O sucesso da entrega expressa, além dos procedimentos internos do seu e-commerce, depende, também, do parceiro logístico. Encontrar uma transportadora que ofereça essa solução, de forma confiável e com preço competitivo é essencial.
A Pex Tá Entregue é uma empresa focada em realizar entregas expressas na grande São Paulo e capital.
Com uma equipe de motoboys próprios e processos exclusivos, ela é capaz de realizar entregas no mesmo dia.
As áreas atendidas são: Zona Leste, Zona Norte e Centro, Zona Sul e Oeste e Grande São Paulo (ABCDM, Guarulhos, Barueri, Osasco, Carapicuíba, Cotia, Taboão, Embu, Ferraz, Poá, Suzano e Itaquá).
A empresa possui parceria com o Mercado Livre e oferece flexibilidade na entrega, com possibilidade de gerar a etiqueta de entrega diretamente pelo painel da PEX (que tem integração com as principais plataformas de e-commerce).
Além disso, oferece preço competitivo, com entregas a partir de R$11,99 e pagamentos que podem ser feitos quinzenalmente por boleto bancário.
Sua encomenda é entregue no mesmo dia, entre 14h às 22h.
Conclusão
Neste conteúdo, você aprendeu que a entrega expressa é aquela realizada no mesmo dia em que o pagamento é confirmado. A modalidade traz uma série de vantagens para os e-commerces, ajudando a diferenciar os negócios, atrair mais clientes e fidelizar os antigos.
Para implementar essa solução, é importante criar processos claros e rápidos no seu negócio, ter uma boa gestão de estoque e contar com um bom parceiro logístico, como a Pex Tá Entregue. A empresa faz entregas rápidas e expressas, no mesmo dia, para toda São Paulo e Grande São Paulo.
Depois dessas dicas, quer oferecer a entrega expressa para seus clientes? Conheça mais sobre os serviços da Pex Tá Entregue!